sexta-feira, 19 de setembro de 2008








Programa Além das Letras

O Programa Além das Letras nasceu do sonho da equipe do Instituto Avisa Lá de que é possível alfabetizar crianças de baixa renda para que, ao completarem o Ensino Fundamental, além de saber ler e escrever efetivamente, elas sejam capazes de entender e atribuir novos significados ao que lêem e consigam se comunicar plenamente por meio da escrita. A primeira ação do programa é identificar os municípios que realizam um bom trabalho. Desde 2004 o Além das Letras vêm selecionando e divulgando boas práticas de formação em alfabetização desenvolvidas pelas equipes técnicas das secretarias municipais de educação de cinco regiões do País. Com este grupo de municípios foi criada a Comunidade Além das Letras.
Essa comunidade virtual busca estimular o aperfeiçoamento de educadores, a troca de experiências bem-sucedidas e a construção de conhecimento na área. Isso é feito em parceria com as equipes técnicas dos municípios participantes, por meio do desenvolvimento de projetos de formação continuada para coordenadores pedagógicos e professores. Tais experiências devem contemplar um diagnóstico local e um plano de ação visando melhorias na qualidade das práticas de leitura e de escrita dos alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. O fortalecimento e ampliação das iniciativas locais pretendem influenciar na alfabetização das crianças, garantindo, no âmbito municipal, a utilização de princípios mais eficazes de formação continuada por meio de atuação com os técnicos formadores, coordenadores pedagógicos e professores das redes públicas de educação.

Quem faz a rede

Uma união de diferentes parceiros foi constituída para realizar o Programa Além das Letras: o Instituto Avisa Lá (IAL), responsável técnico e idealizador do Programa; a Fundação Avina, apoiador inicial; o Grupo Gerdau, patrocinador e a IBM, parceira tecnológica. Além disso, o suporte ao planejamento, à gestão, à busca de parceiros e a coordenação tecnológica são de responsabilidade do Instituto Razão Social. A Ashoka, a Undime, a Unesco e o Unicef são parceiros institucionais.
A Comunidade Além das Letras conta com uma equipe constituída por profissionais dos Institutos Avisa Lá e Razão Social.
Aqui em Colinas do Tocantins, são responsáveis pelo programa as professoras Eliziane de Paula e Elzilene, ambas são técnicas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O programa iniciou em agosto de 2008 com a perspectiva de tornar as escolas em espaço de leitura permanente.
Programa Além das Letras

Um comentário:

Unknown disse...

Oi ...
Acredito muito no sucesso desse trabalho na RME de Colinas. Parabéns pelo seu currículo apresentado no seu perfil.
Gostei muito do seu blog e irei visitá-lo sempre.
Bj