CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO SOB OLHAR DO PROFESSOR
Eliziane de Paula Silveira Barbosa – UFT/SEMEC
Resumo apresentado durante o 16º INPLA_ Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada na PUC de São Paulo e na III Semana de Letras no Campus Universitário de Araguaína /UFT
RESUMO
Mesmo após décadas de pesquisas e discussões, os rumos da alfabetização, principalmente nas escolas públicas, tem sido foco de várias pesquisas e os resultados permanecem preocupantes. Neste trabalho, investigamos as apreciações sobre cartilhas de alfabetização realizadas por professores em contexto de formação profissional, no Município de Colinas do Tocantins. Os enunciados proferidos por professores e diferentes exemplares de cartilhas disponibilizados para escolha, na rede municipal de ensino, são investigados sob a perspectiva dos estudos sobre alfabetização e letramento. As análises preliminares dos dados mostram que os professores preferem as cartilhas que seguem o denominado método silábico, ainda que os textos selecionados nesses manuais sejam úteis apenas para a fixação das famílias silábicas, não havendo, portanto, diversidade de gêneros textuais. Cartilhas com propostas mais inovadoras, fundamentadas nas atuais diretrizes e tendências pedagógicas para a alfabetização, são preteridas pelos professores. Essa opção ainda não satisfaz as necessidades profissionais dos alfabetizadores, que, ao demonstrar insatisfação com o rendimento dos alfabetizandos e com a metodologia de ensino, parecem desejar uma abordagem mista, denominada ‘método eclético’, o que compreenderia a seleção de gêneros textuais dentro da realidade dos discentes e, em particular, o trabalho com vocábulos característicos da Região Norte do país.
Eliziane de Paula Silveira Barbosa – UFT/SEMEC
Resumo apresentado durante o 16º INPLA_ Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada na PUC de São Paulo e na III Semana de Letras no Campus Universitário de Araguaína /UFT
RESUMO
Mesmo após décadas de pesquisas e discussões, os rumos da alfabetização, principalmente nas escolas públicas, tem sido foco de várias pesquisas e os resultados permanecem preocupantes. Neste trabalho, investigamos as apreciações sobre cartilhas de alfabetização realizadas por professores em contexto de formação profissional, no Município de Colinas do Tocantins. Os enunciados proferidos por professores e diferentes exemplares de cartilhas disponibilizados para escolha, na rede municipal de ensino, são investigados sob a perspectiva dos estudos sobre alfabetização e letramento. As análises preliminares dos dados mostram que os professores preferem as cartilhas que seguem o denominado método silábico, ainda que os textos selecionados nesses manuais sejam úteis apenas para a fixação das famílias silábicas, não havendo, portanto, diversidade de gêneros textuais. Cartilhas com propostas mais inovadoras, fundamentadas nas atuais diretrizes e tendências pedagógicas para a alfabetização, são preteridas pelos professores. Essa opção ainda não satisfaz as necessidades profissionais dos alfabetizadores, que, ao demonstrar insatisfação com o rendimento dos alfabetizandos e com a metodologia de ensino, parecem desejar uma abordagem mista, denominada ‘método eclético’, o que compreenderia a seleção de gêneros textuais dentro da realidade dos discentes e, em particular, o trabalho com vocábulos característicos da Região Norte do país.
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