sexta-feira, 19 de setembro de 2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
Sala: Sala Ambiente Oficinas Tecnológicas
Profº Thania Maria F. Aires Dourado

Cursita:Eliziane de Paula Silveira Barbosa


Experiências no uso de recursos de software no computador


Mediante a preocupação com os níveis dos trabalhos dos alunos relativos à confiabilidade das informações, resolvi realizar um projeto contendo atividades para serem realizadas no laboratório de informática com intuito de que os alunos e eu tivéssemos o controle de qualidade das pesquisas, das informações dos sites.
Sendo assim, as aulas foram bastante instigantes e acabamos de confrontar e descobrir que alguns sites não são confiáveis como aparentam ser.
Conteúdo: controle de qualidade – como avaliar sites para pesquisa
PÚBLICO-ALVO: ensino fundamental II
OBJETIVOS
• Conscientizar o aluno sobre a importância da análise dos conteúdos publicados na Internet.
• Apresentar critérios de avaliação de sites.
• Exercitar a aplicação desses critérios aos sites indicados.
• Instrumentalizar o aluno para que ele consiga selecionar e analisar fontes de pesquisa.
RECURSOS NECESSÁRIOS
• Computadores com acesso à Internet; Ficha de avaliação de sites por dupla;
• Ficha de critérios para avaliação de sites por dupla. Veja modelos dessas fichas no final dessa atividade.
SUGESTÕES DE SITES PARA AVALIAR
Portal EducaRede – seção Educalinks
http://www.educarede.org.br/educa/html/index_educalinks.cfm


METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos sabem sobre a avaliação de sites
Expôs projeto aos alunos, seus objetivos e estimativa de duração. Em seguida, fiz um levantamento dos conhecimentos prévios da classe sobre a pesquisa na Internet, focando análise de conteúdos e seleção de informações relevantes e confiáveis, e registre essa discussão. Pedi aos alunos que também registrem, individualmente, o que sabem sobre a seleção e análise de sites e salvem em pasta própria.

Sugestão de roteiro para registro:
Você costuma selecionar fontes de pesquisa na Internet?
Como você seleciona um site?
O que você observa para avaliar se o site é bom ou não?
Cite alguns dos aspectos que você analisa em um site.
DURANTE
Como organizar a análise de sites
- Para iniciar esta atividade, conversei com os alunos sobre a importância da seleção e análise crítica das informações na Internet.
- Apresentei a Ficha de critérios para avaliação e comente cada item, de forma dialogada com a classe. Os alunos precisam ter clareza sobre os critérios antes de iniciar a análise.
- Selecionei quatro sites (de um mesmo tema). Registre o tema e os títulos dos sites.
- Dividi a sala em duplas e indiquei o endereço (URL) dos sites ou orientei os alunos a entrarem na seção Educalinks, no tema da atividade e nos sites a serem analisados.
- Sugeri que cada dupla analisasse um site por aula, mas essa estratégia deve ser adequada ao ritmo da sala.
- Seguindo a ficha de critérios para avaliação, a dupla navegou, observou, conversou e analisou os sites sob os diferentes aspectos apresentados.
- Cada dupla preencheu a Ficha de avaliação de acordo com os aspectos analisados e dá sua classificação ao site avaliado.

DEPOIS
Análise coletiva dos sites
Concluída a primeira avaliação, iniciei a comparação das notas que cada dupla de alunos deu aos sites. Pedi para um aluno registrar as notas que cada dupla atribuiu por site.
Com esses dados, é possível fazer a média para cada item dos sites, que vai representar a nota da classe para o site.

AVALIAÇÃO
Retomando registro inicial
Os alunos retomaram seus registros e procederem a uma auto-avaliação, refletindo sobre o que aprenderam com esta atividade. Eles compararam com o que já sabiam e avaliar as aprendizagens desenvolvidas.

Retomando os objetivos
Depois que os alunos retomaram seus registros individuais, ampliei a conversa com a classe e socialize os ganhos que eles apontam, as dúvidas e dificuldades no processo.
Aproveitei para retomar os objetivos e problematizar, observando se eles:
- Conscientizaram-se sobre a importância da análise dos conteúdos publicados na Internet.
- Conhecem e compreendem os critérios de avaliação de sites.
- Conseguem aplicar esses critérios.

DESDOBRAMENTOS DA PROPOSTA
- Essa atividade pode ser feita de diversas formas, individualmente ou em grupo, variando-se o número de sites. A partir da metodologia indicada, o professor pode criar novas situações.
- Dependendo da idade dos alunos, indique a leitura de textos reflexivos sobre pesquisa na Internet.
Dica
É importante o professor analisar os critérios antes da atividade de pesquisa e adequar seu conteúdo e sua linguagem ao ciclo escolar dos alunos.
Critérios para avaliação de websites
1. Autoria/Credibilidade/Citação
Verificar:
Quem é o responsável pelo site? Uma pessoa ou uma instituição?
Qual sua qualificação?
Cita suas fontes?
É um site “.com” (comercial), “.gov” (governamental) ou “.org” (organização nãogovernamental)?

2. Intencionalidade/Viés
Verificar:
Com que objetivo o site teria sido criado? Para informar, vender, promover algo ou alguém, para convencer?
Veicula muita propaganda?
Mistura fatos com opinião?
Omite informações? Parece tendencioso?
3. Conteúdo/Contexto
Verificar:
O site abrange todas as questões relativas ao assunto?
O texto é compreensível, claro?
Está adequado ao nível de escolaridade de sua turma?
Está adequado aos objetivos do projeto que sua sala está desenvolvendo no momento?
Ele oferece informações exclusivas? Tem um conteúdo diferenciado em relação aos outros?
Oferece links interessantes? Dá condições para você ampliar sua pesquisa?
4. Navegabilidade/Design
Verificar:
É um site de fácil navegação?
Os links são facilmente acessados?
As figuras são “pesadas” (ou seja, demoram para aparecer na tela)? Elas são
necessárias ao entendimento da mensagem?
Os títulos são de fácil visualização?
Veicula muita propaganda? Elas atrapalham sua pesquisa? Fazem você se dispersar, perder tempo?
Há erros grosseiros de grafia?
Enfim, o site é agradável?
5. Atualidade/Continuidade
Verificar:
As datas de criação e atualização aparecem com clareza?
Atenção! Alguns sites oferecem partes gratuitas e outras com custos. Isso pode quebrar a continuidade de seu trabalho.
Neste trabalho consegui também desenvolver a sensibilização sobre a “cópia literal” das pesquisas que muitos insistiam em realizar. E, após esta atividade percebi que eles não mais faziam a copilação como antes.
Outra experiência que eu tive foi quando eu realizei outro projeto com o tema: Brinco, logo aprendo – o uso educativo de jogos eletrônicos.
Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.
Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos.

PÚBLICO-ALVO: 1° ano do Ensino Fundamental I
OBJETIVOS
- Adquirir noções básicas do uso do computador: hardware e software.
- Explorar softwares educativos a partir da leitura de ícones.
- Jogar e brincar utilizando softwares e/ou Internet.
- Entender e seguir regras para atingir um objetivo.
RECURSOS NECESSÁRIOS
Computador conectado à Internet, software KidPix e outros disponíveis na Internet.
PROGRAMAS UTILIZADOS
Navegador de Internet, processador de texto, programa de criação de desenho digital (Paint),
software e outros programas gratuitos (veja no final do texto sugestões de sites com jogos educativos), facilmente encontrados na Internet.
METODOLOGIA
ANTES
Conhecendo o que os alunos já sabem e o que desejam saber a respeito de jogos e brincadeiras
Comentei com os alunos que, nas próximas aulas, eles iriam conhecer uma seleção de jogos e brincadeiras. É interessante pedir a eles que comentem seus hábitos: Gostam de jogar? Como são as regras desses jogos? Quantas pessoas podem jogar ao mesmo tempo? Já jogaram no computador? Costumam fazer desenhos ou pinturas digitais?
DURANTE
Propondo um jeito de aprender mais divertido
- Comentei com os alunos que os jogos e brincadeiras também colaboram para o nosso aprendizado, pois, quando jogamos, temos de seguir regras e ter muita atenção e concentração. Existem jogos no computador e na Internet, além de haver sites especialmente desenvolvidos para crianças, com o objetivo também de ensinar.
- Perguntei se eles sabiam o que é site e se conhecem algum site de jogo através da TV ou de gibis.
-Escrevi no processador de textos as indicações o que as crianças iam sugerindo, utilizando o projetor multimídia para que eles acompanhassem.
- Auxiliei os alunos a abrir o software KidPix, já instalado no computador. Eles exploraram o programa: clicaram nas figuras e montaram cenários; clicaram nas letras e formaram palavras conhecidas; exploraram os sons etc. O KidPix , apesar de possuir vários recursos, é de fácil entendimento.
- Sugiri que montassem um cenário e socializem, oralmente, a história que criaram para os colegas.
Essa é uma etapa importante, pois todos os alunos podem participar igualmente, independentemente do desenvolvimento da sua escrita.
- Depois, permiti que explorassem suas hipóteses de escrita, utilizando as letras móveis do próprio software. Podem criar listas de personagens de histórias conhecidas e trabalhadas em sala de aula.
Outra possibilidade é criar cenários de histórias conhecidas ou de uma determinada parte da história.
- Aproveitei o uso do software para treinar o manuseio do mouse e a coordenação motora, trocando cores e pintando.

Explorando recursos de outros softwares e sites
Completando um cenário: Fazer um desenho no Paint e acrescentar uma figura que já está salva no computador.
Jogo da Forca: Há programas que permitem que o professor coloque as palavras já trabalhadas pelos alunos.
Jogo da Memória: Existem de todos os tipos – animais, higiene, frutas, festa junina, natal, objetos, masculino x feminino, antônimos etc.
Cruzadinhas: É possível encontrá-las em diversos sites, como o da Turma da Mônica.
Quebra-cabeças: Veja opções interessantes no site do Senninha, Duende, Júnior, Smartkids, entre outros.

Dicas para acompanhar a criança
- Deixe a criança livre para pensar, não interfira em demasia.
- Quando ela não souber usar o mouse, coloque sua mão sobre a dela e gentilmente a guie. Ela
sentirá segurança e confiará em você.
- Se ela não se recordar das regras, questione-a e leve-a a inferir as regras do jogo ou brincadeira.
- Não crie competições, conduza o processo se isso ocorrer naturalmente.
- Não diga que ela errou ou perdeu, mas incentive-a a tentar novamente.
- Se possível, participe do jogo ou da brincadeira, mostrando como você faz; o bom exemplo é a
forma mais eficaz de ensinar.
- Incentive as crianças que estão mais adiantadas em determinado jogo ou brincadeira a ajudar os
colegas. Você se surpreenderá como alguns se destacam nesses momentos, e verá como isso os
estimula a se esforçar mais em outras atividades.
- O seu elogio e incentivo são fundamentais, use-os à vontade.
- Ajude-os a se familiarizar com os componentes do computador, tais como mouse e teclado,
deixando-os explorá-los à vontade.
- É importante as crianças não se cansarem do jogo ou brincadeira; antecipe-se, sugerindo outras
opções.
- Quando surgir um jogo novo, explore a oralidade dos alunos, questionando-os sobre as regras a
serem seguidas.
AVALIAÇÃO
Retomando os objetivos
Verificar as seguintes aprendizagens dos alunos:
- uso do mouse e do teclado com desenvoltura;
- acesso à Internet a partir do ícone, e a um site;
- exploração de recursos dos softwares com autonomia;
- compreensão e uso das regras de jogos e brincadeiras.
Retomando o registro inicial
Retomei o registro inicial e pergunte aos alunos o que eles aprenderam jogando e brincando na Internet ou com o software.

DESDOBRAMENTOS DA PROPOSTA

- Os alunos podem fazer uma lista de sites de jogos ou brincadeiras para acessar no laboratório de Informática.
- A partir das atividades de jogos e brincadeiras, podem fazer listas de palavras no processador de textos. Por exemplo, depois do jogo de memória de animais, escrever a lista de animais que apareceram no jogo.
- Fazer desenhos no Paint complementando uma atividade. Por exemplo, fazer desenhos das palavras que apareceram na brincadeira de Forca.
- No programa de desenho, criar seus próprios desenhos para fazer um jogo de Cruzadinha.
- Selecionar desenhos na Internet para completar cenários.
Jogos educativos
Na seção EducaLinks, do Portal EducaRede (www.educarede.org.br), você encontra uma lista de sites
que oferecem jogos educativos.
Veja Sugestão de sites com jogos e brincadeiras
Turma da Mônica - www.monica.com.br
Júnior - www.junior.te.pt
Ecokids - www.ecokids.com.br
Sítio dos miúdos - www.sitiodosmiudos.pt
Smartkids - www.smartkids.com.br
Divertudo - www.divertudo.com.br
Estadinho - www.estadinho.com.br
Site do Senninha - www.senninha.com.br
Duende - www.duende.com.br
Rede Escola - www.redescola.com.br/kids
Trem Encantado - www.tremencantado.hpg.ig.com.br
Iguinho - www.iguinho.com.br
Crianças Uol - http://criancas.uol.com.br/
Guri - www.guri.com
Kidleitura - www.kidleitura.com

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