quarta-feira, 24 de setembro de 2008

2º Encontro de Formação Continuada: Programa Além das Letras/2008
Local: Fiesc
Público-alvo: coordenadores da RME
Data: 24/09/2008
formadoras: Eliziane Elzilene

Objetivos do encontro:

Refletir sobre o percurso pessoal dos professores como leitores.
Refletir sobre o resultado da avaliação de Entrada
Discutir questões relativas à organização de situações de leitura no trabalho com as escolas, ressaltando a diferença dos procedimentos didáticos conforme concepção de leitura que se quer desenvolver com os alunos.

O que é ler ?

É descobrir, reconstruir, reconhecer, significados, sentidos e os contextos de produção.
Ler é compartilhar sentidos coletivos e individuais
Ler é recuperar, contrapor os sentidos dos textos aos dos seus leitores, deste modo, ler tem uma definição diferente porque pressupõe escutar o sujeito que leu como ser ativo e reconstrutor de sentido.

Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, é se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.
Delia Lerner



DIREITOS IMPRESCRITÍVEIS DO LEITOR

1. O direito de não ler.
2. O direito de pular páginas.
3. O direito de não terminar um livro.
4. O direito de reler.
5. O direito de ler qualquer coisa.
6. O direito ao bovarismo
(doença textualmente transmissível).
7. O direito de ler em qualquer lugar.
8. O direito de ler uma frase aqui e outra ali.
9. O direito de ler em voz alta.
10.O direito de se calar
Pennac, Daniel. Como um romance. Editora Rocco, 1998.

Nenhum comentário: